sexta-feira, 21 de julho de 2017

Processo de Coaching ou Formação de Coaching, o que devo fazer?


Percebi em uma palestra que ministrei há alguns dias, que existe essa dúvida. Será que o melhor para mim é fazer a formação em Coaching ou passar por sessões de Coaching? Vou procurar em um breve texto elucidar essa dúvida falando um pouco sobre a minha experiência e como vim parar nessa área. São coisas totalmente distintas. Vamos lá!
Sempre gostei de trabalhar com pessoas, fui gestora de equipes na área de Facilities de 2001 até 2016. Todas as minhas equipes, quando assumi, tinham problemas de performance, nenhuma chegou às minhas mãos 100% desenvolvida (sonho de todo gestor). Para resolver esse problema, procurava por meio das técnicas aprendidas na graduação, pós e cursos livres que fiz, compartilhar meu conhecimento com minhas equipes, focando em melhoria de resultados.
Independente do cargo que as pessoas ocupavam na escala de hierarquia, existia um problema recorrente. Eu não conseguia fazer com que todos performassem da forma que eu queria e precisava, e muitas vezes, isso acontecia com pessoas extremamente qualificadas para a atividade mas que não davam continuidade ao que se propunham, desistiam, colocavam empecilhos, enfim, N motivos.
Por mais que eu tentava, não conseguia tirar alguns desse estado e comecei a me questionar em meados de 2014, já que eu tinha um sonho latente de ter meu próprio negócio desde 2001, se realmente estava fazendo a coisa certa. Se não era melhor eu desistir da área na qual tinha construído uma carreira. Quase fiz isso algumas vezes, no impulso ... sangue nos olhos, mas sempre alguém me segurava.
Foi quando eu fiz um curso gratuito com uma criatura abençoada, voltado para pessoas desempregadas. Vale ressaltar que eu não estava desempregada, e ganhava muito bem, mas o conteúdo programático me chamou atenção, falava muito sobre autoconhecimento, e vi que aquilo de alguma forma poderia me ajudar, afinal eu estava prestes a pedir demissão por não ver mais propósito no que eu fazia. Achava que tinha exaurido minhas ferramentas para ajudar pessoas.
O abençoado que ministrava esse curso era Coach também e decidi pagar pelo processo de Coaching para me ajudar a fazer uma transição de carreira, de forma a não jogar tudo para o alto, sem planejamento. Foi simplesmente maravilhoso! Me ajudou a ver o que eu realmente queria, entender o meu propósito, e descobri entre diversas pesquisas que fiz na época, estimulada pelas sessões de Coaching, que eu amava ensinar, compartilhar conhecimento, ajudar pessoas e vi que amava ter equipes não por tê-las, mas por poder ajuda-las a fazer mais e melhor.
Esse foi o insight que tive e então me programei para sair da iniciativa privada, fazer cursos que pudessem me ajudar nessa empreitada (formação em Coaching foi um deles) e viver de treinamentos, Coaching e palestras. Foram dois anos de transição e hoje posso dizer que estou fazendo o que amo e ganhando dinheiro com isso.
O curso de Coaching é para quem quer atuar como Coach, que gosta de ensinar, dividir, levar as pessoas a alcançar novos objetivos, se encontrar, traçar metas factíveis, enfim, não é para quem quer ter o resultado pessoal. Para esses o processo de Coaching é recomendado. E digo mais, o Coach que não passa pelo processo de Coaching, tem muita dificuldade em aplicar as ferramentas, haja vista que para atuar como Coach você precisa ter vocação e amor pelo próximo, já que interfere na vida das pessoas.
Um bom final de semana e se tiver duvidas, pode me mandar mensagem que respondo a todas!
Sucesso sempre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário